domingo, 18 de maio de 2014

Avisos à navegação

  1. Este blog é escrito por um não cientista. Não me parece que isso me impeça de escrever sobre um tema que me interessa desde há muitos anos, mas convém revelar esse facto, não vá algum incauto achar que esta é a Voz da Ciência. Não: é apenas a voz dum apaixonado pela ciência, que na sua vida profissional se escapa para áreas bem afastadas destes temas.
  2. Tendo em conta 1., se algum cientista me vier aqui bater na cabeça porque estou a dizer um grande disparate, agradeço. Este blog serve, acima de tudo, para aprender.
  3. Este blog é escrito por alguém que vem da área académica da literatura e, por isso, peço desculpa se por vezes me escapar para esses lados, principalmente para os lados da relação entre as duas áreas. Além disso, lamento se nem sempre conseguir escrever de forma clara, concisa e apelativa. Infelizmente, o estudo da literatura nem sempre é a melhor opção para quem quer aprender a escrever de forma clara, concisa e apelativa...
  4. Às vezes, posso cair na tentação de escrever sobre Filosofia da Ciência — isto não sendo nem cientista nem filósofo. Espero que me perdoem, não só os filósofos e os cientistas, como todos aqueles que tiverem o azar de ler tais arrazoados.
  5. Este é um blog que defende a ciência. Não é um blog que tem como objectivo ensinar como a dita cuja é malvada, arrogante e perigosa. Podemos discutir se o é (eu acho que não é), mas fica declarado o meu enviesamento.
  6. Sendo um blog sobre ciência, será incómodo (espero) para astrólogos, homeopatas, médiuns e outros criadores de ignorância. Mas nada vos impede de me tentarem convencer que estou errado.
  7. Apesar do que digo em 6., fica aqui bem definido que o critério para publicação dos comentários será o da relevância, da atitude construtiva e ainda do capricho pessoal. Sim, eu sei: isso do capricho é pouco científico: não faz mal, eu não sou cientista.
  8. "Então, se os comentários não são abertos, como posso convencê-lo de que não tem razão nisso da astrologia?" Primeiro: escreva um comentário relevante e construtivo (e bem argumentado) e o meu capricho pode acabar por ser publicá-lo (provavelmente, com resposta). Se não conseguir, tem sempre o seu próprio blog para escrever. Ou pode usar o email para enviar insultos, se estiver para aí virado.
  9. Esta história dos insultos é a brincar. Por favor, não me insultem. Obrigado.
  10. Ter dez pontos nestas listas fica sempre bem. Tem qualquer coisa a ver com os dez dedos da mão, pelos vistos.

Sem comentários:

Enviar um comentário